Até muito pouco tempo atras, ao decidir pela compra de um sistema de automação, o primeiro critério considerado pelas empresas era o preço, seguido pela possibilidade de redução do número de operadores, economia de consumíveis e embalagem. Hoje, esses itens continuam sendo analisados, mas um, em especial, saiu do 5º lugar, em 2007, e assumiu a segunda posição, em 2009: a economia de energia, considerada, hoje, o critério mais importante na hora da escolha de um equipamento industrial. A economia de água é outro item que passou a ser considerado desde 2009, segundo a pesquisa Europack-Euromanut Summer 2009.
Cada vez mais os custos com energia elétrica e água se tornam fatores impactantes na competitividade das empresas. As máquinas e processos precisam ser mais eficientes, mais inteligentes. A chave para alcançar essa maior eficiência é o ajuste dos controles existentes e a integração entre as diferentes máquinas do processo. A grande maioria dos processos podem ter um aumento considerável de produção sem a necessidade de investimentos em hardware e software, apenas com o ajuste dos controles existentes.
Quando o recurso é água os ganhos podem ser ainda maiores se levarmos em consideração o custo da água e do tratamento dos efluentes da empresa.
OZZY Automação Ltda. | +55 (54) 99964 4545